Dr. Igor Calixto

Entenda o que é Isquemia

A isquemia é o acúmulo de sangue de forma inadequada em uma parte específica do corpo, que pode ser o coração, cérebro, intestino ou membros, e acaba provocando o bloqueio das artérias responsáveis por irrigar a área afetada. Essa doença pode trazer consequências graves para o paciente, como a perda de um membro ou até mesmo a morte.

Os sintomas da isquemia variam de acordo com o local afetado, sendo menos agressivos quando a área é atingida aos poucos, existindo assim a possibilidade de o paciente não apresentar sintomas durante longo período, o que prejudica a rapidez do diagnóstico e o início do tratamento. 

Entretanto, quando a região é afetada é um membro inferior, os sintomas mais aparentes são dor, sensação de queimadura e câimbras musculares ao andar. No caso de isquemia súbita, a dor é mais forte, não é possível sentir o pulso, há fraqueza, perda da sensibilidade e o membro afetado fica frio e pálido. E se o membro afetado for superior, há risco de Infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Essa doença pode ser causada por diversos fatores de risco, como aterosclerose, obesidade, vício em tabaco, pressão alta, diabetes, sedentarismo, colesterol alto, idade avançada e histórico familiar de doenças cardiovasculares.

Com relação ao diagnóstico, a rapidez dele depende da região afetada, pois como em alguns casos a doença é assintomática, é mais difícil determinar um diagnóstico. Entretanto, quando há sintomas eles são os responsáveis para alertar que tem algo errado com o paciente, solicitando assim que faça exames para confirmar a suspeita, que dependendo da região podem ser eco doppler, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou cateterismo.

Depois de dado o diagnóstico da isquemia, o primeiro passo é controlar os fatores de risco, pois isso é essencial para que o tratamento da doença, que será feito de acordo com a gravidade e a região afetada, seja eficaz. O objetivo de todos os tratamentos de isquemia é possibilitar o fluxo sanguíneo da melhor forma possível para a área afetada. 

Além disso, para que o tratamento funcione é preciso algumas providências, como parar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente, perder peso, controlar a pressão frequentemente, a diabete e o colesterol, sendo essas práticas também importantes para a prevenção da isquemia.

Caso você apresente algum dos sintomas dessa doença, é muito importante procurar um cirurgião cardiovascular para analisar o caso e começar o tratamento se o diagnóstico de isquemia for confirmado pelos exames.

Me siga no instagram para mais!

Cadastre seu e-mail

Receba todas as últimas informações e novidades.