A trombose consiste na formação ou desenvolvimento de um trombo dentro de uma veia ou artéria, interrompendo assim a passagem de sangue nesse local. Caso o coágulo formado troque de lugar, causará um quadro de embolia no paciente, o que pode provocar um problema muito grave se atingir coração, pulmão e cérebro.
Essa doença pode ser assintomática, ou causar sintomas como inchaço, veias dilatadas, aumento da temperatura no local, dor, endurecimento da pele e aspecto vermelho escuro ou arroxeado na região afetada.
Diferentemente da trombose, as varizes são veias dilatadas que aparecem debaixo da pele, podendo ser classificadas de pequeno, médio ou grande calibre.
Elas se formam por conta da perda de elasticidade das veias, o que geralmente acontece por causa da idade.
Por conta disso, as veias se dilatam e as válvulas não conseguem mais se fechar da maneira correta, o que dificulta o bombeamento do sangue até o coração e acaba aumentando a dilatação.
Isso faz com que o sangue que não foi bombeado fique parado, o que acaba gerando varizes. Embora boa parte das reclamações a respeito das varizes seja por conta da parte estética, elas apresentam vários sintomas que causam incômodo, como veias azuladas e bem aparentes debaixo da pele, queimação nas pernas, vasos finos e avermelhados, tornozelos inchados, cansaço nas pernas, câimbras e coceira.
Além das diferenças com relação a origem e sintomas, a trombose e as varizes divergem também nos fatores de risco, pois o coágulo deve ser tratado com cuidado desde o início, uma vez que se ele causar uma trombose pode acabar matando o paciente por causa da embolia. Já no caso das varizes, embora muitas vezes elas sejam consideradas como apenas uma questão de estética, elas têm participação na formação dos coágulos que podem causar uma trombose no futuro.
Para evitar um quadro de trombose, é recomendado começar o tratamento pelas varizes, pois o tratamento delas evita que a trombose aconteça no futuro. E no caso da trombose, se você tiver algum caso dessa doença na família, o ideal é consultar um médico especialista, para que ele faça um diagnóstico e determine qual tratamento será o mais eficaz no seu caso.
Além disso, é muito importante ter cuidado com os fatores de risco, como obesidade, histórico familiar de varizes, passar muito tempo em pé, gravidez e idade avançada, pois essas condições podem contribuir para o aparecimento das varizes e, futuramente, para o diagnóstico de trombose.
Fale Conosco
Automated page speed optimizations for fast site performance