Dr. Igor Calixto

Varizes e vasinhos também são coisas de homem!

Vasinhos e varizes: Os homens geralmente não têm o costume de cuidar regularmente da saúde e, por conta disso, muitas vezes acabam ignorando sintomas de doenças em potencial porque não querem ir ao médico, deixando para se consultar somente quando estão sentindo dores fortes e a situação já está complicada demais para ser resolvida rapidamente.

Um dos problemas que pode afetar os homens e que na maioria das vezes tem os sintomas ignorados são as varizes. Apesar desse problema ser mais comum em mulheres, as varizes e vasinhos podem aparecer em homens, mas muitas vezes acabam não sendo vistos inicialmente. Por conta disso, é comum que homens só percebam a presença de varizes e vasinhos quando os sintomas já estão bem avançados e atrapalhando a rotina da pessoa.

Quanto aos sintomas, existem vários que podem, inclusive, serem associados a outros tipos de problemas de saúde, como formigamento, inchaço, dor nas pernas, sensação de cansaço nos membros inferiores, queimação, câimbra, coceira, veias visíveis e saltadas. Por conta disso, é importante que se procure um médico especializado para dar um diagnóstico e avaliar o caso se sentir algum dos sintomas, pois existem tratamentos para varizes e vasinhos que podem melhorar não só a parte estética do problema, como também o desconforto que eles causam.

Nos casos leves, entre os principais tratamentos para varizes estão a recomendação de uma dieta saudável, praticar exercícios físicos regularmente e usar meias de compressão, enquanto em casos medianos podem ser recomendados procedimentos semi-cirúrgicos e o uso de medicamentos. Já em casos mais avançados, geralmente o médico recomenda a cirurgia vascular, podendo ser feita com o uso de laser ou remover as veias prejudicadas.

E, além do tratamento, procurar um médico se sentir algum desconforto é importante porque as varizes podem trazer problemas sérios para a sua saúde se não forem tratados, como tromboflebites (inflamação superficial das veias), trombose, embolia pulmonar, eczema e úlceras varicosas. 

Com relação aos vasinhos, esteticamente podem causar problemas, mas são mais fáceis de lidar do que as varizes. Eles podem ser formados por ficar muito tempo em pé, histórico familiar e outros fatores, mas podem ser tratados com escleroterapia ou laser, que geralmente é o tratamento mais indicado.

Sendo assim, é muito importante que se faça consultas regulares ao médico, principalmente quando estiver sentindo alguma coisa, porque possibilita começar o tratamento mais rápido, evitando talvez até uma intervenção cirúrgica no futuro.

Me siga no instagram para mais!

Cadastre seu e-mail

Receba todas as últimas informações e novidades.